terça-feira, 13 de dezembro de 2011

MAIS GENTILEZA , POR FAVOR!!!


Outro dia – numa roda de amigos – surgiu um assunto que me fez pensar: já repararam que nesses tempos modernos, deixamos a gentileza de lado e nos desculpamos pelos maus modos, colocando a culpa no estresse? Pode ser uma resposta atravessada por conta do trânsito caótico. Pode ser o prazo curto. A falta de dinheiro. A falta de tempo. A falta de saúde. A falta de graça na vida. Os motivos são muitos e não param. Mas será que – em nome das nossas “faltas” – temos o direito de sermos MENOS humanos? Onde foi parar a delicadeza, a gentileza, a educação e o respeito? Onde foi parar o que nós SOMOS?

Desculpe-me, mas é difícil responder. Estamos tão individualistas que mal percebemos o outro. Eu, pessoalmente, acho uma falta de inteligência privilegiar apenas o SABER e não valorizar quem tem uma visão generosa do mundo. Para mim, a combinação dos dois – conhecimento e sensibilidade – são um prato cheio para vivermos melhor. E crescermos tanto pessoal, quanto profissionalmente.

Infelizmente, não é isso que vemos por aí. O respeito parece ter saído de moda. Gentileza, então, virou gíria das nossas avós. Nada de “bom dia”, “boa tarde”, nem um olhar que te perceba como indivíduo.

Importante esclarecer: não gosto de generalizar. Conheço pessoas que – no meio do salve-se quem puder! – continuam a ser PESSOAS.  Enxergam, em seus olhos, o outro. Oferecem – sem o menor constrangimento – um abraço sincero. Uma ajuda inesperada. Um elogio. Um silêncio na hora certa.
Isso, para mim, não é frescura. É apenas a boa e velha educação pedindo passagem... Implorando para não ser esquecida, dentro do carro, na hora do rush.
Claro que não é preciso dizer “obrigada!” a cada minuto. Mas antes uma palavra doce do que deixar nosso lado brucutu (acredite, todo mundo tem um!) falar mais alto e acabar com a CORDIALIDADE que ainda nos resta.

Você acha esse papo ultrapassado? Chegou, então, a hora de me desculpar. DE NOVO.
Sei que pode parecer ingenuidade minha, mas eu continuo com fé no ser humano. (E em mim). Acho que a pessoa que desenvolve sua sensibilidade para perceber o outro (seja no trabalho, em casa, na rua ou na fazenda), só tem a ganhar. Uma promoção. Um trabalho melhor. Um amigo de verdade. Um dia mais feliz. Ou apenas um sorriso que – a meu entender – já vale o esforço.

Por isso, venho escrever esse texto para tirar meu nó da garganta e alertar aos que ainda sabem ouvir: o mundo precisa de mais gentileza. E menos – muito menos! – cara amarrada.

(Fernanda Mello)

4 comentários:

  1. Que lindo texto , realmente ... precisamos não só de uma gentileza passageira , mas de uma que nos abrace por completo !
    Estou te seguindo , é muito bom ficar lendo seus textos por aqui .
    LUZ (:

    ResponderExcluir
  2. Isso deveria ser natural nas pessoas, néam?

    Eu gosto e pratico. Não sei lidar com gente grosseira e ríspida.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Atualmente o que mais deveria nos intrigar seria o fato de que aqueles que carregam consigo a cordialidade e o respeito para como próximo sejam tidos como distintos de todos, quando em verdade, esses teriam de ser os comuns dentre nós.

    É o contraponto de uma sociedade, infelizmente, degenerativa e amorfa!

    Pena!

    Belos escritos os seus, parabéns!

    Muita paz!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, estou passando para desejar um Feliz Natal, repleto de muito amor, muita saúde, muita paz, sorrisos, e a presença constante de Deus em teu coraçao.
    Obrigada pelo carinho da companhia durante este ano.
    Vamos juntos pro ano que vem!!!! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...